O magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas. O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem por Portugal inteiro.
A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano, mais tarde conhecido por Martinho de Tours, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, neste preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão: "Verão de São Martinho".
A lenda de S. Martinho
As nossas castanhas
As nossas coroas
Para além das atividades desenvolvidas na sala de aula, juntamo-nos aos restantes amigos da escola e divertimo-nos imenso.
Assamos e comemos castanhas, usando os nossos cartuchos, enfarruscamos-nos todos com as cinzas, participamos em jogos bem divertidos e entoamos músicas típicas da festividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário